FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

No diálogo em que os protagonistas da sala de aula devem estar sempre criando e recriando, não existe saber algum que possa vir a fazer-parte-de-nós se não for o despertar de algo novo dentro de nós. Eis mais um sentido, agora coletivo, solidário, compartilhado, em que todo o ato de conhecimento é um gesto de criação por meio de uma multiaprendizagem (um aprender partilhado por várias pessoas que vivem aquilo-que-se-está-aprendendo desde o seu ponto de vista, segundo o seu ritmo e com uma integração muito pessoal com os seus saberes e as suas aprendizagens anteriores).

 

(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES. Redes e teias do saber: educação, cultura e sociedade. In: ALMEIDA, Francis Silva de. et al. Fundamentos da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009, p. 190)

 

Considerando o texto destacado, avalie as afirmações a seguir.

 

I O sentido solidário e compartilhado da educação exige uma prática construída a partir dos princípios de liberdade, autonomia e emancipação.

II A mobilização social em torno da diversidade, da qualidade e da formação de seus agentes caracterizam o ato educativo como prática cultural.

III A educação e suas práticas formais e informais deve ater-se apenas à necessidade da construção do conhecimento técnico-científico.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, apenas.


I e III.


I e II.


II e III.


I, apenas.

No Brasil, a década de 1960 foi notadamente marcada pelos movimentos sociais, culturais e pelas lutas políticas de diferentes setores organizados da sociedade que buscavam desenvolver atividades de conscientização das classes populares. Nesse contexto, um novo tipo de artista, participante, ativista e revolucionário, começava a atuar junto a favelas, sindicatos, portas de fábrica, teatros, ruas e paróquias.

 

A respeito da cultura popular, avalie as afirmações a seguir.

 

I A cultura popular tem um sentido de arte do povo, isto é, acentua-se na necessidade de pôr em evidência os saberes populares.

II A cultura popular não se relaciona com o trabalho político que tem origem e fim nos bens de cultura produzidos nas camadas marginais da sociedade.

III Os bens da cultura popular se constituem revolucionários na medida em que fomentam a conscientização do povo pela luta de transformação social.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.


I e III.


II e III.


II, apenas.


I, apenas.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

A Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade.

 

(CESCON, Everaldo. A Filosofia e a Educação. In:____; NODARI, Paulo César. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 11)

 

De acordo com o autor, é CORRETO inferir do texto que:


a Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.


a Pedagogia é autossuficiente e representa um conjunto de saberes de natureza prática que determinam os procedimentos educativos.


a natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.


a natureza didático-metodológica da Pedagogia exclui a reflexão filosófica de seu campo de atuação, ocupando-se somente das leis que regulamentam o sistema educacional.


a Pedagogia determina os processos dinâmicos da práxis educativa, representando a abertura da consciência para a educação como ação externa aos sujeitos. 

Segundo Cescon, “o substantivo pedagogia, como o conjunto das atividades do pedagogo, surgiu na França, por volta de 1495 e, a seguir na Alemanha, com o sentido de intervenções de sentido instrutivo. O termo passo a significar qualquer teoria referente à atividade didático-educativa”. Contudo, afirma o autor, “uma coisa é a educação e outra é a Pedagogia”.

 

(CESCON, Everaldo. A Filosofia e a Educação. In:____; NODARI, Paulo César. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 10)

 

Sobre a diferença entre a Educação e a Pedagogia, julgue os itens abaixo.

 

I A Pedagogia possui um aspecto teórico, pois abrange o conjunto dos conhecimentos produzidos acerca do processo educativo.

II A Educação possui um aspecto prático e, por isso, diz respeito ao conjunto das normas, regras, procedimentos e leis que regulamentam o sistema educacional.

III A Educação é processo e, por isso, possui em sua natureza dinâmica o caráter da práxis, pois representa a concretização da ciência pedagógica no fato educativo.

IV A Pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.

V A educação é um processo autossuficiente, com fins específicos e representa um conjunto de saberes que determinam os procedimentos pedagógicos.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


I, II e V.


I, III e IV.


III e V.


I, III e V.


II, III e IV.

Leia, com atenção, o texto abaixo.

 

Muitas das concepções sociais do senso comum de um povo ou de um grupo social transformaram-se em frases feitas ou em ditos populares, como, por exemplo: “Deus ajuda a quem cedo madruga”, “Querer é poder”, “Filho de peixe, peixinho é”. Repetidas irrefletidamente no cotidiano, algumas dessas noções escondem ideias falsas, parciais ou preconceituosas. Outras podem revelar profunda reflexão sobre a vida – o que chamamos “sabedoria popular” (COTRIN, 2000, p. 46-47).

 

Acerca do senso comum, julgue as afirmativas a seguir.

 

I O senso comum designa o saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade.

II O que caracteriza o senso comum são as noções de verdade ou falsidade atribuídas experiência cotidiana.

III O senso comum designa um tipo de conhecimento adquirido sem base crítica, precisa, coerente e sistemática.

IV O conhecimento popular tem origem no senso comum; diz respeito ao modo como as experiências cotidianas são herdadas pelos sujeitos de uma determinada cultura.

V O senso comum determina a falta de verdade dos eventos cotidianos, correspondendo aos interesses de uma determinada classe.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


II, IV e V.


I, III e V.


I, III e IV.


I, IV e V.


II, III e IV.

A necessidade da vida social conduziu o surgimento da vida política. Ora, se presumimos a origem da sociedade como condição de uma mútua dependência de todas as pessoas em relação a todas as outras, então, a natureza política do homem não se manifesta de outro modo senão como condição de seu estar no mundo. Nesse sentido, o problema da natureza política do homem é, em última análise, o problema da origem e fundação do Estado.  Sobre a natureza política do homem, julgue os itens a seguir.

 

I A permanente associação entre indivíduos determinou como imperativo o estabelecimento de normas e padrões de conduta que regulem a vida em sociedade.

II A compreensão de que o homem é naturalmente um animal político conduz à inclusão da ideia de que o Estado é uma instituição natural e antecedente ao próprio homem.

III O Estado é a ideia do Espírito Absoluto na manifestação da vontade humana e de sua liberdade no tocante à regulação dos conflitos de interesses e das relações de poder.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.


I e II.


I e III.


III, somente.


II, somente.

Leia, com atenção, as assertivas abaixo.

 

"O trabalho é a atividade correspondente ao artificialismo da existência humana [...]. O trabalho produz um mundo artificial de coisas, nitidamente diferente de qualquer ambiente natural. A condição humana do trabalho é a mundanidade” (ARENDT, 2007, p. 15).

PORQUE

“Enquanto [o homem] age sobre a natureza exterior e a modifica, transforma sua própria natureza. Desenvolve as potências nela adormecidas e submete o jogo das forças naturais a seu próprio domínio” (MARX, 1996, p. 202).

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA. 


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições falsas.


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

As modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.

 

(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 170)

 

Tendo em conta afirmações acima, julgue as afirmativas que seguem.

 

I O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.

II O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.

III O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, somente.


I, somente.


II, somente.


I e III.


I e II.

A imagem acima retrata o famoso Mito de Sísifo. Segundo a mitologia grega, Sísifo, rei da Tessália e de Enarete, era o filho de Éolo e tinha a reputação de ser o mais habilidoso e esperto dos homens e, por esta razão, dizia-se pai de Ulisses. Ao contar a Asopo, deus dos rios, que Zeus havia sequestrado sua filha Egina, Sísifo foi condenado por Zeus, o senhor do Olimpo, a empurrar, pela eternidade, uma grande pedra até o cume de um monte, do qual a pedra cairia invariavelmente sempre que o topo fosse atingido.

 

Sobre o saber mítico, julgue os itens a seguir.

 

(  ) O saber mítico é um tipo de conhecimento filosófico e racional e sua função é explicar, através de histórias e fábulas, os fenômenos físicos e humanos.

(  ) Os mitos eram ensinados por tradição oral e tinham como objetivo a formação ética, moral e religiosa dos membros de uma determinada comunidade.

(  ) Os mitos procuravam explicar a origem do Universo, dos deuses e dos homens, bem como os fenômenos físicos e humanos.

 

Assinale a sequência CORRETA.


V, F, V.


F, V, V.


V, V, V.


F, V, F.


V, F, F.

Segundo Bleger (1987), há pelo menos três mitos filosóficos que influenciaram as ciências humanas, transparecendo uma visão simplista do homem e da organização da sociedade. Sobre o mito do homem abstrato, julgue os itens a seguir.

 

I O homem abstrato é estudado como o homem em geral, e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentadas como universais.

II O homem abstrato é possuidor de uma essência original que o caracteriza como bom; a bondade é uma qualidade que nele se manifesta naturalmente.

III O homem abstrato é originário, um ser não social que desenvolve gradualmente a necessidade de se relacionar com os outros indivíduos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.


I, somente.


III, somente.


II, somente.


I e II.